Rituais para o recomeço — 2020
No primeiro ano da pandemia de covid, sob o impacto da profunda e súbita transformação da sociedade humana, imaginei dez rituais de cura para a vida na Terra.
Comecei elencando ações para um novo mundo: curar, abolir, proteger, salvar, arrancar, resfriar, agradar, desfazer e distribuir. Escrevi textos curtos para algumas destas imagens, para serem publicados mensalmente no jornal Ciranda.
Fumacê para curar o mundo do extrativismo
Acrílica sobre papel
50 x 60 cm
maio de 2020
Os povos originários da América do Sul cogitavam sobre o caráter humano dos colonizadores, pois ao ver sua ganância com o ouro e a prata, imaginavam que comessem pedra.
Existem 796 áreas de extração de minérios a céu aberto no Brasil. Mais de 12 mil km2 de terras desencapadas por escavadores contumazes de buracos, que derrubam florestas milenares, poluem os rios e contaminam territórios imensos com a lama incontida de suas represas de rejeito. Estas empresas, na maioria das vezes, isentas de pagamento de impostos, exportam pedras e terras, montanhas inteiras são extraídas da nossa paisagem e carregadas nos navios que atravessam oceanos para alimentar a fome da indústria mundial.
Silêncio para esfriar o incêndio contínuo das máquinas
Acrílica sobre papel
50 x 60 cm
maio de 2020
Ao redor de todo o planeta, inúmeras chaminés queimam combustível fóssil de forma contínua, dissipando a imunda fumaça negra, que envolve e ameaça de morte a vida na terra. Os gases como o dióxido de carbono CO2 e metano CH4, impedem que parte da radiação infravermelha refletida pela superfície da terra se dissipe para o espaço infinito. Esta capa que causa o efeito estufa permanece na atmosfera por centenas de anos, de modo que o silêncio da quarentena, não vai nos libertar dela.
Nós, os humanos, esperamos aflitos pelo desinvestimento em energia fóssil, aquela que vem do carvão, do petróleo e do gás natural. Todos os seres vivos aguardam insones para usar as tecnologias já inventadas, que absorvem a energia renovável da radiação solar e da força do vento e das águas do mar. Nós rogamos para os seres espirituais e aos extraterrestres que nos livrem da ganância, para que a gente possa limpar o peito do nosso céu.
Sopro para desfazer a rede de mentiras que ofusca a verdade da ciência e dos saberes ancestrais
Acrílica sobre papel
50 x 60
maio de 2020
Patuá para proteger do ódio e da falta de ar
Acrílica sobre papel
60 x 50 cm
junho de 2020
Vibração para salvar a floresta milenar que faz chover na América Latina
Imagem digital
junho de 2020
Introspecção para arrancar nosso desejo de estar em todos os lugares
Imagem digital
junho de 2020
Avalanche para distribuir a riqueza do planeta
Imagem digital
junho de 2020
Banho de luz para abolir do mundo a produção de bugigangas
Imagem digital
julho de 2020
Feminino para cultivar a vida nas águas e reverter a extinção
Imagem digital
julho de 2020
Dança para sustentar o céu e a fragilidade de cada vida
Imagem digital
julho de 2020