Beá Meira

Participação da UQ na 1a FLUP, 2012

Em 2012, coordenei a participação da UQ — Universidade das Quebradas —  na primeira edição da FLUPP — Feira Literária da Periferia. O projeto era pintar poemas dos autores convidados do evento nas escadas da Favela dos Prazeres, no Rio de Janeiro.

Capa do projeto

Projeto/convite
A ideia do Charles Siqueira, de pintar poesia nas escadas da Favela dos Prazeres, foi o ponto de partida para a ação dos quebradeiros na FLUPP.

Literatura nas escadas
“Todo mundo reclama para subir as escadas nos morros cariocas, mas num local que se chama Prazeres, depois da FLUPP, as pessoas vão subir o morro lendo poemas.”

Para viabilizar a ideia, Beá Meira, Denise Kosta, Jussara Santos, Iris Medeiros, Tetsuo Takita visitaram a comunidade, para dimensionar as palavras e o concreto. Ficou decidido que os poemas invadiriam os 51 degraus da escadaria João Bernadino  e os 73 degraus da Escada dos Paraíbas. Os organizadores da FLUPP — Écio  Salles e Julio Ludimir - selecionaram trechos dos poemas de Ferreira Gullar, Allan da Rosa, Najwan Darwish, Kei Miller e Martin Jankowski.

O saudoso Ecio Salles e Julio Ludimir acompanhando o trabalhos de pintura nos Prazeres.