Projeto Duplas
Trabalho/jogo em colaboração com Silvia Bressiani, em 2005
O Projeto Duplas começou como um diálogo entre duas artistas através de imagens trocadas pela internet, mas acabou se transformando num jogo com quatro categorias de participação.
A primeira categoria consistia em formar duplas. A partir do interesse que uma obra de arte nos despertasse, iniciava-se uma busca associativa de ideias que nos levava a uma nova imagem. A dupla se formava quando uma imagem fortalecia a outra, seja por confronto ou por semelhança de tema, abordagem ou linguagem.
A segunda categoria era produzir textos sobre as duplas. Nomeá-las, relacioná-las, relatar impressões, interpretações, colocar as questões que elas nos apresentavam, dar informações sobre o contexto histórico ou inserir citações de textos relacionados.
Neste processo, a dupla principal estimulava mais associações e mais imagens eram lembradas e inseridas como ressonâncias, e esta se transformou na terceira categoria de participação.
Outras vezes, a dupla reverberava nos levando a realizar imagens, desenhos, objetos, entre outros. Deste modo, surgiu a quarta categoria que consistia em inserir nossas próprias produções relacionadas à dupla.
Utilizando comunicação multidirecional de forma precursora, várias pessoas chegaram a participar do jogo, e construímos um e‑book. O projeto participou do Memefest – International Festival of Radical Communication, em maio de 2005.
A dupla Bastão, reverberações e ressonância.